4 Dicas para Tornar a Decoração da sua Sala mais Natural.
A sala é um ambiente que deve ser aconchegante e convidativo para passar um tempo. Afinal, é ali que ficarão os convidados, visitantes e onde a família poderá se reunir. O ideal é escolher para a decoração da sala, elementos que reflitam a personalidade do dono ou dos moradores.
Em qualquer tipo de decoração, é possível combinar elementos para conseguir um ambiente mais natural, ou seja, arejado, leve e calmo. Há muitos aspectos a serem pensados para a composição de uma sala, porém, o principal é a questão dos tecidos. Afinal, os móveis e objetos básicos de toda sala são feitos de tecido: sofá, tapete e cortina. Outra forma de utilizar tecidos para colorir ou trazer leveza, dependendo do objetivo, é combinar almofadas.
Sempre que falamos em ambiente natural, logo pensamos em elementos da natureza, como plantas e pedras. Itens assim também podem ser utilizados em cômodos internos como salas.
Como ter uma sala mais natural
Veja 4 dicas essenciais para decorar sua sala de modo natural e aconchegante, obtendo um cômodo convidativo e leve.
- Não abra mão da iluminação natural: use uma cortina em tela solar!
Quando falamos em iluminação natural, não queremos dizer que você deve deixar o sol entrar indiscriminadamente pela janela. Lembre-se de que a incidência solar pode danificar móveis e alterar cores de tecidos e objetos.
Uma dica é utilizar uma cortina em tela solar.
Este modelo de cortina deixa a sala mais natural sem perder a elegância e o charme. E, o melhor, sem permitir que o sol danifique seus objetos ou incomode seus visitantes. A cortina em tela solar é ideal para valorizar sua sala e tornar o ambiente mais atrativo.
O estilo de cortina romana em tela solar, é uma peça com um design que combina com decorações desde as mais modernas até as mais clássicas. Além disso, trazem um toque de sofisticação e bom gosto.
Lembre-se de que nada adiantará ter uma sala com belas cores, se ela for sombria. Também não é adequado o uso de luzes elétricas durante o dia, por questões ambientais e financeiras. Sendo assim, uma cortina translúcida vai dar o toque que sua sala precisa: iluminação moderada, proteção para os móveis e conforto para o ambiente.
- Cores claras predominantes e mix de cores quentes ou fechadas em alguns elementos
Para ares mais frescos e sensação de aconchego, recomenda-se o uso de cores claras como off-white, bege, creme ou perolados. Estas cores podem, facilmente, ser combinadas com cores quentes (amarelo, vermelho, laranja) ou cores mais fechadas (azul petróleo, verde musgo, cinza). A combinação dependerá do gosto e personalidade do proprietário.
Inclusive, é interessante pensar em elementos que quebrem a claridade excessiva. Podem ser utilizados tapetes mais escuros (que, inclusive, têm a vantagem de não aparentarem tanto as sujidades), almofadas em cores, quadros ou mantas coloridas.
Utilize também, estampas harmônicas e com equilíbrio de contraste.
- Uso de tecidos próprios
Os móveis da sala, tapetes, almofadas e cortinas devem estar em harmonia com a intenção da decoração. Se o intuito é ter uma decoração natural que transmita leveza e aconchego, o ideal é que os tecidos que compõem os móveis sejam, da mesma forma, leves e convidativos.
A dica nº 1, de cortina em tela solar é uma opção, por exemplo, que harmoniza com vários tipos de móveis, levando naturalidade a qualquer ambiente.
Sofás de tecidos como brim e sarja são mais versáteis. Já o veludo, é uma opção para climas mais frescos. Pequenos móveis ou almofadas de tafetá ou seda ficam delicados e dão um charme a mais. O couro é um revestimento mais pesado, porém fica lindo e pode compor um ambiente natural se combinado com elementos mais leves.
Para tapetes, considere que aqueles de fibras naturais agregam mais valor, porém é necessário informar-se bem sobre os cuidados. Já os sintéticos têm mais durabilidade.
- Plantas para naturalizar de vez
Escolha plantas próprias para ambientes internos e posicione-as de modo a receber luz solar moderada. Voltamos à dica da cortina em tela solar, que permitirá que suas plantas recebam iluminação e calor adequados.
Alguns espécimes favoritos para salas são: zamioculca, pau d’água, suculentas e chamaedorea. Caso queira flores, pense em violetas, begônias e antúrios. Considere também uma composição de plantas artificiais com naturais.
Estas dicas são básicas para dar toques naturais a sua sala. Acompanhe mais orientações e conselhos de decoração em nosso site.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!