Sala de jantar: onde os detalhes fazem toda a diferença
Sala de jantar é tudo igual: um espaço com mesa e cadeiras. Certo? Errado! Embora o conceito seja simples, é possível usar a criatividade para criar um espaço que seja muito mais do que básico. Separamos algumas dicas que farão toda a diferença para transformar sua sala de jantar em um ambiente cheio de vida!
Mesa e cadeiras não são todas iguais
Todas as salas de jantar possuem em comum estas mobílias. Mas isso não significa que elas precisam ser simples e sem graça. Que tal fugir da madeira tradicional e optar por materiais, cores e estampas diferentes? A mesa não precisa ser do mesmo material das cadeiras. Aliás, as próprias cadeiras entre si podem ser diferentes, criando um charme único.
A iluminação pode ser a grande diferença
Em cima da mesa, é comum que se coloque um lustre diferente, que seja mais chamativo e esteja centralizado com a mesa. O estilo deste lustre pode variar, mas sua presença precisa estar de acordo com os outros detalhes do ambiente. Na hora de escolhê-lo, opte por modelos que tenham iluminação média – nem tão fraca ao ponto de atrapalhar o jantar e nem tão forte ao ponto de deixar o ambiente frio. Os tons amarelados são sempre mais aconchegantes e transmitem mais tranquilidade para a hora das refeições.
E para garantir que a iluminação ficará perfeita, é preciso uma opção inteligente de cortina para bloquear a luz natural – que quando é muito forte se torna incômoda durante as refeições. A Cortina Painel com Blackout faz muito bem este papel. Com suas linhas retas e design minimalista, faz bonito em ambientes sofisticados e modernos, sendo extremamente versátil na hora de combinar com a decoração. Ela bloqueia praticamente toda a iluminação externa, fazendo com que seu lustre brilhe e as refeições se tornem muito mais aconchegantes. E como é acoplada com tecido, as cores e estampas disponíveis são incrivelmente variadas, dando ainda mais versatilidade para os ambientes.
Quantas cadeiras?
Na ânsia de ter um ambiente que acolhe várias pessoas, muita gente exagera na hora de pensar na mesa e nas cadeiras. Colocar 8 pessoas onde na verdade só caberiam 6 não é otimizar o espaço, mas sim deixa-lo pequeno, fazendo com que seus convidados fiquem desconfortáveis.
Repare que cada lugar da mesa precisa ter espaço de sobra para comer, puxar a cadeira e levantar-se sem atrapalhar os demais convidados. Se essa dinâmica for perdida, o conforto será perdido também. Acolha quantos convidados forem possíveis no seu espaço – e nunca mais do que isso.
Detalhes que fazem a diferença
Louças, toalhas, jogos americanos, vasos, trilhos, tapetes, quadros… Tudo isso pode parecer apenas detalhes, mas acredite: são esses detalhes que fazem diferença na hora de montar uma sala de jantar. Lembra que na essência todas as salas de jantar são iguais, com mesa e cadeiras? Portanto você precisa investir nestes detalhes para alcançar um ambiente agradável e diferente.
Escolha as tonalidades de acordo com toda a decoração, sempre mesclando tons neutros com objetos e móveis de cores mais escuras. Esse equilíbrio garante que não fique tudo muito neutro nem tudo muito colorido – e equilíbrio é a chave do sucesso para qualquer ambiente.
Levando em consideração estes quatro pontos fica fácil criar uma sala de jantar à altura de seus convidados. Quando mais criatividade você tiver, melhor irá visualizar os detalhes e garantir que eles sejam únicos, tornando sua composição ainda mais elegante!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!